sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Bagagem de mão: tudo o que você precisa saber para viajar tranquilo

Bagagem de mão: regras e limites para você viajar tranquilo

As novas regras para as Condições Gerais de Transporte Aéreo (CGTA), anunciadas no fim de 2016, entraram em vigor em março de 2017. Mas muitos passageiros ainda têm dúvidas em relação a pontos importantes dessa resolução da ANAC. Um deles, que ainda gera confusão na hora de fazer o check-in, refere-se à bagagem que o passageiro leva para dentro da aeronave – a bagagem de mão. Com a cobrança da bagagem despachada por parte das companhias, levar apenas bagagem de mão passou a significar economia, além da vantagem de poder sair mais rápido do aeroporto. Mas, para isso funcionar, é importante observar as regras e limites. Veja, abaixo, tudo o que você precisa saber para não ter problemas na hora do embarque – e viajar tranquilo.

O novo limite
A partir de março de 2016, a franquia mínima para viagens nacionais ou internacionais passou para 10 kg – ou seja, você só poderá ser cobrado por esse transporte se se toda a bagagem de mão pesar mais do que isso. Antes da resolução da ANAC, o limite era de 5 kg.

As dimensões
Todos os passageiros podem levar, sob sua responsabilidade, uma mala e um item pessoal (bolsa ou mochila, por exemplo). Dimensões máximas permitidas para a mala: 35 cm de largura, 55 cm de altura e 25 cm de profundidade – o total não pode ultrapassar 115 cm. Dimensões máximas do item pessoal: 100 cm, somadas largura, altura e profundidade. Atenção: como o espaço da cabine é limitado, em alguns casos é necessário que as malas de mão sejam transferidas para o bagageiro, mesmo que estejam dentro dos limites – esse transporte é realizado gratuitamente.

Acima do limite
Quando as malas ultrapassam os limites acima, elas são transferidas para o bagageiro da aeronave – e, nesse caso, pode ser cobrada tarifa correspondente de excesso de bagagem.

O que é aconselhável levar
A bagagem de mão é perfeita para você transportar objetos frágeis, de valor econômico ou úteis para a viagem – como, por exemplo, laptop, tablet, celular ou câmera fotográfica. Para seu conforto, vale levar também tampões de ouvido, máscara para cobrir os olhos, travesseiro de pescoço e agasalho (em algumas aeronaves, a temperatura pode ficar relativamente baixa).

O que é permitido levar
Na hora de arrumar a bagagem de mão, as dúvidas costumam ser sempre as mesmas (ou bem parecidas): meu kit de higiene pode embarcar? Os vinhos que comprei podem ser barrados no raio-X? Em relação à primeira pergunta, vale saber que você pode, sim, levar na bagagem de mão itens como aparelhos de barbear, tesouras arredondadas (com lâminas menores de 6 cm), lixa de unha metálica (de menos de 6 cm e sem ponta perfurante ou aresta cortante) e até 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal (em frascos de até 300 ml ou 300 g). Em voos domésticos, você pode levar também até 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada (desde que lacradas e com teor alcoólico abaixo de 70%).

O que você NÃO pode levar
Para não ter problemas ao embarcar, nunca transporte armas ou réplicas de armas, objetos pontiagudos, cortantes ou que possam provocar ferimentos (tesouras, canivetes, martelos, alicates etc.) ou substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis.

Pergunte às companhias
As regras acima são básicas para o transporte aéreo nacional. Mesmo assim, se ficar em dúvida em relação à bagagem de mão, consulte diretamente os canais de atendimento das companhias aéreas: AviancaAzulGol e Latam.


Fonte: MMT Gapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário