quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Ruínas Maias da península de Yucatán

O complexo de Ek-Balam cercado pela vegetação de Yucatán
Nos arredores de Cancún, Chichén Itzá é um dos mais importantes complexos de ruínas maias do México. No entanto, há muitos outros sítios arqueológicos na região, menos famosos mas igualmente belos, que merecem ser visitados. Para quem viaja de carro alugado, algumas dicas são importantes para que a experiência seja ainda melhor. Na Península de Yucatán, os conjuntos históricos abrem às 8h da manhã. Chegar logo cedo é uma estratégia válida para garantir uma vaga no estacionamento, driblar as multidões (os ônibus das excursões chegam por volta das 10h) e escapar dos momentos mais quentes do dia. Caso opte por contratar um guia, verifique com a administração do parque quais são os oficiais. Depois, negocie o preço. Saiba mais sobre Chichén Itzá e outros magníficos complexos de ruínas maias nos arredores de Cancún e da Riviera Maia:
Chichén Itzá
Os templos e pirâmides maias mais famosos do sul do México estão pulverizados por uma área de três quilômetros quadrados, a 197 quilômetros de Cancún.  O lugar, que só pode ser explorado a pé, está na lista das sete maravilhas da humanidade e também é Patrimônio Histórico da Unesco – estima-se que Chichen Itzá tenha sido fundada entre 435 a.C. e 455 a.C. Seu monumento mais emblemático é a pirâmide de Kukulcán, onde, no equinócio e no solstício, um efeito de luz e sombra projeta a imagem de uma serpente em seus degraus. Também impressiona o campo de Juego de Pelota (o futebol ancestral dos maias), com 168 metros de comprimento por 70 de largura, considerado o maior das Américas. Outras construções importantes são o Templo dos Guerreiros e as Mil Colunas.

Tulum
Tulum e a sua localização imbatível, à beira do Caribe
Localizadas a 128 quilômetros ao sul de Cancún (e a 65 quilômetros de Playa del Carmen), as ruínas de Tulum são menos monumentais do que as de Chichén Itzá. Mas a localização é fora de série. À beira do Caribe, as construções (cujas origens datam do ano 564 d.C.)  se debruçam sobre mar azul e uma praia de areia branca. O Castelo e o Templo de los Frescos são os destaques. Repare nas iguanas e nos lagartos que transitam entre as ruínas.




Ek-Balam
Os impressionantes detalhes do templo de Ek-Balam, em ótimo estado de conservação
O complexo fica a 172 quilômetros de Cancún e a apenas 68 quilômetros de Chichen Itzá. Ek-Balam, na língua maia, significa “jaguar negro”. Fundada em 300 a.C., a poderosa cidade chegou a ocupar um território de 12 quilômetros quadrados. Cercado por densa vegetação, o sítio arqueológico conserva pirâmides extremamente verticais que, ao contrário do que acontece em Chichén Itzá, ainda podem ser escaladas pelos visitantes. Mas o grande diferencial de Ek-Balam são as estátuas e esculturas em ótimo estado de conservação encontradas em alguns templos.



Cobá
Vista do alto do “castelo”, no complexo de Cobá
Construído entre os anos 500 e 900, o complexo de Cobá fica a 163 quilômetros de Cancún – e a 48 quilômetros de Tulum, ao sul da Riviera Maia. A principal atração do sítio arqueológico é a sua pirâmide principal de 42 metros de altura, Nohoch Mul, também conhecida como “o castelo”. A subida ao topo, por degraus estreitos, vale a pena: do alto se tem uma vista panorâmica da região. Cercada pela densa vegetação, Cobá também tem um campo de Juego de Pelota (o futebol ancestral dos maias) em ótimo estado de preservação. Uma boa pedida para circular entre as ruínas é alugar uma bicicleta.


Fonte: MMT Gapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário