quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O que levar na mala para um safári na África?


Binóculo e roupa cáqui: acessórios fundamentais no safári
Embarcar para um safári na África é um sonho para boa parte dos viajantes. A experiência é inesquecível justamente porque esse tipo de viagem implica contato direto e intenso com a natureza. E não só com os leões, leopardos, elefantes e hipopótamos que todo mundo quer ver e fotografar, mas com todo o habitat ao redor: o calor, o vento, o sol, a chuva, o frio, os insetos… Tudo isso faz parte do pacote, mesmo nas reservas que contam com infraestrutura de luxo e jipes confortáveis. Por isso, estar vestido e equipado de maneira adequada é fundamental para aproveitar a experiência da melhor forma possível. A seguir, veja o que levar na mala para um safári.

Roupa clássica de explorador
A famosa roupa cáqui usada pelos rangers (guias) e exploradores desde tempos ancestrais não é apenas uma questão de estilo. O traje nesse tom “de savana” é realmente o mais adequado para estar em meio à natureza, em primeiro lugar porque ele se “camufla” na paisagem, sem atrair insetos ou chamar a atenção dos animais. Mesmo que você prefira não se vestir em tons bege ou terrosos dos pés à cabeça, é bom ter em mente que peças pretas, estampadas ou em tons muito gritantes surtem o efeito contrário ao da roupa cáqui: são um imã para mosquitos e moscas. Também é mais confortável que as peças sejam 100% algodão, o que ajuda a aliviar o calor da savana.

Repelente profissional

Chuva (e elefante) à vista no Kruger National Park
Parte do Kruger National Park é área de risco de malária, bem como muitas outras reservas africanas. Por isso, é importante se proteger dos mosquitos, usando repelente o tempo todo, de preferência os mais fortes (tipo os da marca Exposis, vendida no Brasil). Outra opção é vestir roupas impregnadas com produtos especiais, vendidas em lojas especializadas em artigos de camping, aventura etc. Os repelentes muitas vezes oferecidos pelos lodges locais também costumam ser boas pedidas.

Casaco e calçado impermeável
Os melhores lodges de safári oferecem capas de chuva aos clientes. Ainda assim, é bom estar prevenido e também usar sapatos impermeáveis. Não é praxe que se interrompa um safári por causa da chuva.

Binóculo
O binóculo é o acessório mais disputado num safári. Em geral, os guias levam alguns com eles, e emprestam aos clientes de vez em quando.  Mas para ver os bichos de perto e não perder os detalhes, é muito mais legal ter um na mão o tempo todo.

Chapéu à prova de vento

Leopardo sul-africano: cara a cara com a natureza
Qualquer chapéu que não estiver bem preso à cabeça acabará voando com o movimento dos 4 X 4 (no Kruger, os jipes costumam ser abertos). O melhor, portanto, é usar um boné bem ajustado ou um chapéu com uma cordinha presa no pescoço.






Fonte: MMT GapNet

Nenhum comentário:

Postar um comentário