quarta-feira, 28 de outubro de 2015

O que fazer ao sentir enjoo num cruzeiro?

Relaxar ao ar livre é melhor do que ficar dentro da cabine
É como uma loteria. Algumas pessoas nascem com mais propensão a se sentir mal em meios de transporte em movimento (carros, ônibus, avião etc.) e outras simplesmente não se abalam. A condição se chama cinetose, ou enjoo de movimento, e pode afetar adultos e crianças (mais comum) em diferentes intensidades. Para quem é mais sensível, navegar costuma ser o maior desafio. Ainda assim, é reconfortante saber que apenas 3% dos passageiros têm problemas de enjoo. Isso porque, hoje em dia, os navios são equipados com estabilizadores supermodernos que amenizam os efeitos das ondas. Se o mar estiver calminho, você (e seu corpo) nem vão notar o balanço do mar. E se o tempo encrespar, o movimento será sutil e tolerável para a imensa maioria das pessoas – mesmo as sensíveis.
Mas o que fazer se o estômago começar a embrulhar durante a viagem? Algumas noções básicas são valiosas.
Comer frutas ácidas, como maçã verde, costuma ajudar
Comida e bebida
O ideal é não beber muito líquido e, definitivamente, evitar as bebidas alcoólicas. Ao contrário do que diz o instinto de quem está enjoado, ficar de estômago vazio também pode piorar a situação. O ideal é comer coisas leves, que não exijam demais do seu sistema digestivo. Frutas ácidas, como maçã verde e cítricos, costumam ajudar na prevenção ou até aliviar o enjoo.

Atividades
Uma tática importante é não se trancar na cabine ou em outros lugares fechados. Tomar um ventinho no rosto e observar o horizonte é muito mais eficiente. Distrair-se com alguma atividade ou um show (se a sua condição permitir) também pode ter um bom efeito psicológico. Remédios contra enjoo (como Dramin e Plasil, por exemplo), podem ser conseguidos facilmente dentro do navio, assim como pulseirinhas que pressionam um ponto do pulso que, segundo a acupuntura, alivia o mal estar.

Prevenção
Quem já sabe que tem propensão a sentir enjoos faz bem em escolher um navio grande e moderno, e reservar uma das cabines centrais, em geral mais estáveis. Também é sensato escolher roteiros em que o mar tende a estar mais calmo (como o Mediterrâneo no verão ou o Caribe), ao invés dos notoriamente mais agitados (como norte da Europa ou travessias transatlânticas). Marinheiros de primeira viagem que tenham medo de sofrer enjoos devem optar por roteiros mais curtos, de três ou quatro dias, antes de encarar uma semana ou mais no mar.

Fonte: MMT Gapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário