quarta-feira, 7 de março de 2018

Caldas Novas é paraíso das águas termais




Caldas Novas, em Goiás, possui uma mistura peculiar: águas quentes e uma ampla infraestrutura de lazer. Isso fez com que a cidade, junto com sua vizinha, Rio Quente, se tornasse um dos principais pontos turísticos do Brasil. Repleta de hotéis, parques temáticos e resorts, ambas cidades exploram piscinas e fontes de águas naturalmente aquecidas (37°C), reforçadas por atividades recreativas que atraem milhões de turistas todos os anos.

Entre os atrativos mais conhecidos, o turista pode encontrar o parque aquático Hot Park, que fica no complexo de diversão do Rio Quente Resorts, e tem atrações como toboáguas radicais e até uma praia artificial – na qual é possível, inclusive, aprender a surfar. Tudo isso em pleno Cerrado, a 1.000 km do oceano. É um destino único, capaz de encantar crianças e rejuvenescer os mais velhos.

Caldas Novas é uma cidade que vive literalmente da água que brota do chão e recebe cerca de quatro milhões de turistas ao longo do ano atraídos por suas águas termais. Ao visitar a cidade e se maravilhar com as águas termais, muitos turistas se perguntam como isso é possível. Estas águas vêm das chuvas, mas após cair no solo, se infiltram cerca de 2.000m no subsolo. Segundo os especialistas, o calor das profundezas aquece a água, que, devido à alta pressão, volta à superfície. Além de toda a sensação que banhar-se nestas águas traz, o turista ainda pode contar com o alívio de dores nas articulações e nos músculos.


O Parque Estadual da Serra tem 123 quilômetros quadrados


Por mais que as águas termais sejam o principal atrativo turístico da cidade, há outros pontos que também valem a pena conhecer. Seja o visitante religioso ou não, uma visita à principal igreja da cidade é parada obrigatória e faz parte do roteiro de todo turista. A matriz Nossa Senhora das Dores foi construída em 1850 e é a construção mais antiga de Caldas Novas. Para os que possuem interesse em conhecer a gastronomia local, ao sair da visita à igreja, diversos bares e restaurantes estão instalados ao redor.

Aos aficionados por esporte e àqueles que querem ter um contato ainda maior com a natureza, é possível praticar ciclismo no Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. O Parque foi criado nos anos 70 para proteger o principal ponto de recarga do lençol termal da região, e só foi estruturado para receber os visitantes em 1999. Em toda a sua extensão, de 123 quilômetros quadrados, as belezas da flora e fauna do cerrado brasileiro colorem o cenário. Uma vez dentro do parque, é possível fazer duas trilhas – Cascatinha e Paredão –, sendo que ambas levam a cachoeiras e a mirantes que revelam magníficas paisagens a 1.043 m de altura. As caminhadas, que levam entre 1h30 e 2h30, só podem ser feitas com o acompanhamento de guias. Entre as recomendações feitas por eles para um melhor aproveitamento durante a estadia, estão o uso de sapatos apropriados e confortáveis, calças compridas e protetor solar. Lanche e sacos de lixo também são necessários.

Buscando agradar a todos os gostos, a cidade ainda conta com um ótimo lago para aqueles que não seguem o gosto da maioria e preferem águas frias. O lago Corumbá é ótimo para a prática de esportes náuticos, como jet ski e windsurf, e passeios de barco. Para tornar a visita ainda mais proveitosa (e saborosa), ao longo da orla os turistas podem degustar petiscos ou até mesmo uma cerveja, devido à quantidade de barzinhos que o local possui.

Doces

Uma das marcas registradas de Caldas Novas também é sua produção de doces. Três das lojas mais conhecidas da região são Dona Maria, Dona Ana e Dona Olga. Elas possuem produtos à base de doce de leite, frutas e compotas.

O doce está presente inclusive em uma das bebidas mais conhecidas da cidade, a Pequirula, uma versão do licor Amarula, porém, feita com pequi, fruto típico do cerrado. O pequi fica na cachaça por seis meses e depois é misturado com leite condensado caseiro, baunilha e chocolate. Após a mistura, a bebida está pronta para ser saboreada.

Fonte: Uol Turismo



Nenhum comentário:

Postar um comentário