sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Direitos do passageiro: voos atrasados

Voos atrasados: os direitos dos passageiros

As novas regras para as Condições Gerais de Transporte Aéreo (CGTA), anunciadas no fim de 2016, entraram em vigor em março de 2017. Mas muitos passageiros ainda têm dúvidas em relação a pontos importantes dessa resolução da ANAC. As alterações dizem respeito ao momento da compra da passagem (e sua respectiva alteração de data), à documentação necessária para embarque, às franquias de bagagem de mão e de bagagem despachada, ao extravio de bagagem e aos direitos dos passageiros em caso de voos atrasados. Confira, abaixo, como ficou essa última questão de acordo com a nova resolução, que leva em conta todos as viagens que partem do Brasil.

Mais de uma hora de atraso
Quando a espera por um voo ultrapassa uma hora, a partir do momento previsto para a sua decolagem (de acordo com a informação do bilhete que o passageiro tem em mãos), as companhias aéreas devem disponibilizar alternativas de comunicação para seus clientes – eles poderão, por exemplo, usar a internet ou dar telefonemas sem custos.

Mais de duas horas de atraso
Quando a espera ultrapassa duas horas, as companhias aéreas já ficam responsáveis, também, pela alimentação de seus passageiros. Além das facilidades de comunicação, como descrito acima, elas devem oferecer lanches, bebidas, etc – em geral, é disponibilizado um voucher com valor determinado para utilização nos cafés, lanchonetes ou restaurantes do próprio aeroporto.

Atrasos superiores a 4 horas
Quando um voo atrasa mais de quatro horas, a companhias devem oferecer acomodação ou hospedagem (caso o passageiro precise passar a noite e não more na cidade de onde parte o voo) e transporte de ida e volta ao aeroporto sem custos. Outras opções que devem ser disponibilizadas, de acordo com a preferência do passageiro: execução do serviço por outra modalidade de transporte ou reembolso integral do bilhete – desde que esse reembolso seja solicitado no aeroporto de origem, escala ou conexão (em casos de escala ou conexão, é assegurado a ele o retorno ao aeroporto de origem, sem custos).


Fonte: MMT Gapnet

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