terça-feira, 26 de janeiro de 2016

10 quedas d´água para apreciar ao redor do mundo

shutterstock_70581703

Quem viaja Brasil afora já está acostumado às paisagens compostas por belas cachoeiras e quedas d’agua. Mas apesar do país ser agraciado com essas obras da natureza, elas não são exclusividade nossa. Dos EUA até a África existem cataratas e quedas enormes e de beleza ímpar. E o visual é de tirar o fôlego! Por conta de seu tamanho, chegando até um quilômetro de queda, elas não são ideais para banho. Ainda assim, a sensação de paz e conexão com a natureza é a mesma só de estar admirando estes espetáculos da água.
A seguir listamos 10 cataratas ao redor do globo que provam o poder e os encantos da natureza.

Cataratas do Niágara, EUA e Canadá

niagara
Talvez a mais famosa do mundo, com cerca de 12 milhões de visitantes todos os anos, esse mundo de águas faz fronteira entre Ontário, no Canadá e o Estado de York, nos EUA. Por lá, o volume é de 4,5 milhões de litros por segundo, que deságuam no rio Niágara e também servem como fonte de energia hidrelétrica.

Cataratas do Iguaçu, Brasil e Argentina

cataratas_14(1)
Ainda em solo brasileiro, na fronteira entre o Paraná e a Argentina, no Parque Nacional do Iguaçu, fica um dos principais cartões-postais do país. Eleita como uma das Sete Maravilhas da Natureza tem uma média de 1,3 milhão de litros de água por segundo. São 275 quedas-d’água com altura entre 60 e 82 metros.

Cataratas Victoria, Zâmbia e Zimbabwe

Cataratas-Victoria-2
A maior queda d’água da África, com volume de um milhão de litros por segundo impressiona tanto por tamanho: sua largura é de quase dois quilômetros; quanto por sua história: ela foi encontrada em 1855 pelo explorador escocês David Livingstone, que homenageou a rainha Vitória. Mas a principal curiosidade do lugar é a chamada Piscina do Diabo.

Salto del Angel, Venezuela

Salto del Angel (980 m.)
Com quase um quilômetro de altura, a cachoeira fica no Parque Nacional de Canaima, onde estão a Montanha Auyantepui e o rio Churum, em seu entorno. Gigante, seu tamanho revela uma particularidade que completa o cenário: antes de chegar lá embaixo, parte da água se evapora e, junto com os ventos fortes, resulta em uma névoa fina.

Cachoeira Kaieteur, Guiana

An aerial view of Kaieteur Falls in southern Guyana. Located on the Pitaro Rivers, Kaieteur Falls is considered one of the most powerful in the world when combining the height of the main plunge of 741 feet , with the great volume of water.
Impressionante graças a sua altura, cerca de 230 metros, largura, 100 metros, e grande volume de água, a queda fica no rio Potaro, no centro de Guiana. A Kaieteur conta com essa queda- d’água principal – de grandes proporções, e também com uma série de cascatas íngremes e menores.

Yosemite, EUA

544829_yosemite_national_park_ssha_peyzaj_10800x7200_(www.GdeFon.ru)
Considerada a cachoeira mais alta da América do Norte, Yosemite tem 739 metros de altura. O lugar reúne um conjunto de três cachoeiras, com fácil acesso por trilhas de caminhada e de carro, já que são divididas entre superiores, médias e baixas, sendo que as médias são mais recomendadas por conta da vista que possuem.

Cataratas Dettifoss, Islândia

cataratas-dettifoss-02
A Dettifoss é considerada uma das maiores e mais poderosas quedas-d’água da Europa. Com 100 metros de largura e 44 metros de altura, a catarata possui águas leitosas, resultado do derretimento das geleiras que alimentam o curso dos rios e terminam geralmente em saltos.

Cataratas Sutherland, Nova Zelândia

4691261_640px quedas d'água
A maior cachoeira da Nova Zelândia, com seus 580 metros de altura, é a garota dos olhos deste país tão conhecido por suas belezas naturais. Situada na Trilha Milford, na Ilha Sul do país, a Sutherland tem acesso após uma caminhada de 45 minutos pela trilha principal. A subida para apreciar a queda d’água figura entre os muitos esportes de aventura que são famosos no país.

Tugela Falls, África do Sul

84954377
Localizada em Northern Drakensberg, na África do Sul, a Tugela Falls tem 948 metros de altura, ficando atrás apenas da Angel Falls em altura. Sua queda mais longa tem cerca de 400 m. Ao contrário das anteriores, essa apresenta alto nível de dificuldade, exigindo bom condicionamento de seus visitantes. Isso porque, para chegar até a catarata é preciso caminhar por cerca de quatro horas. Apesar disso, quem se aventura pelo roteiro tem satisfação garantida ao se deparar com a vista do penhasco Amphitheatre.

Langfossen, Noruega

rullestad2_0
A catarata de Langfossen do alto de seus 600 metros de altura, figura nas principais listas entre as mais belas do mundo. Ponto turístico obrigatório para quem visita a Noruega, localizada no município de Etne, no oeste do país, para conseguir admirar a cachoeira não é preciso trilha nem esforço, basta pegar a rota E134 – no leste europeu- estacionar o carro e apreciar sua impressionante beleza.

Texto por: Eliria Buso
Fonte: Qual Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário