segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Uma tarde perfeita na Praia do Forte

Piscina natural nos arrecifes, na maré baixa
Pioneira em desenvolvimento sustentável no litoral brasileiro, a Praia do Forte conseguiu o grande feito de manter o seu coqueiral e o seu jeitinho de vilarejo ao longo dos anos, ao mesmo tempo em que abriga belos resorts e pousadas charmosas. 
A 90 quilômetros de Salvador, a praia tem uma boa faixa de areia suavemente dourada, protegida por um arrecife que ajuda a formar piscinas naturais na maré baixa. A seguir, dicas para passar uma tarde perfeita por lá (depois de uma bela manhã de dolce far niente na praia):
13h – Castelo baiano
Ruínas do Castelo Garcia D’Ávila
Comece a tarde com um programa bacana e alternativo. A 5 km da Praia do Forte estão as ruínas do Castelo Garcia D’Ávila, também conhecido como Casa da Torre ou Torre de Garcia D’Ávila, entre outras variantes. Uma das primeiras fortalezas erguidas em solo brasileiro pelos portugueses, o castelo começou a ser construído em 1551 por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549 com o primeiro governador geral, Thomé de Souza, com o cargo de almoxarife da coroa lusitana. É possível caminhar sobre as ruínas em uma plataforma de madeira e apreciar o belo entorno e a vista para o mar.


14h30 – Tartarugas marinhas
Tartaruga marinha
É indispensável dar uma passada na sede do TAMAR, o renomado programa que monitora as tartarugas no litoral brasileiro. Há tanques com tartaruguinhas e outros animais marinhos (alguns deles habitantes das profundezas do oceano), vídeo explicativo, palco que recebe shows especiais, lojinha, réplicas de tartaruga em tamanho real e ampliado e brinquedos para as crianças. Na temporada de reprodução das tartarugas (de setembro a março), é possível ver os biólogos manejando os ninhos e a abertura dos ninhos e as tartaruguinhas rumando para o mar (especialmente em dezembro). O ingresso dá direito a entrar e sair várias vezes no mesmo dia.
16h – Reserva ecológica
Para conhecer a natureza da Praia do Forte mais a fundo, vale a pena embarcar no passeio de quadriciclo pela Reserva Ecológica de Sapiranga, que rola no fim da tarde. A área abriga uma delicada vegetação de transição entre a restinga e a mata Atlântica. Há uma parada no rio Pojuca, onde é possível nadar e praticar canoagem.
18h – Happy Hour
Algumas coisas nunca mudam na Praia do Forte. Uma delas é o Bar do Souza, o eterno ponto de encontro no fim do dia, para beliscar o lendário bolinho de peixe, entre outros quitutes, na companhia de uma batida de frutas.

Fonte: MMT Gapnet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário