quinta-feira, 6 de abril de 2017

O melhor da Cidade do México

Zócalo, a imensa praça da cidade

Orgulhosa de seu passado e de sua cultura marcante, a Cidade do México é uma meca gastronômica de reputação universal, com atrações tão variadas como ruínas pré-hispânicas (e não estamos falando “apenas” das pirâmides de Teotihuacán, que ficam nos arredores), museus peso-pesado e bairros vanguardistas – entre os quais as colonias Roma e Condesa são os melhores exemplos. Religiosa e progressista ao mesmo tempo, a megalópole de 22 milhões de habitantes recebe cinco milhões de peregrinos a cada mês de dezembro para render homenagem à Nossa Senhora de Guadalupe, a padroeira mexicana. Por outro lado, legalizou o casamento entre pessoas do mesmo gênero e adotou outras políticas progressistas inimagináveis em outros estados do país. Por essas e outras, o antigo centro do poder do império Asteca é uma das capitais mais vibrantes da América Latina (eleita em 2016 pelo New York Times o destino número um para se conhecer). A seguir, os passeios mais essenciais da Cidade do México:
Zócalo
O coração da Cidade do México é uma praça de dimensões descomunais que ilustra de forma primorosa a fusão de culturas que compõe o país. O edifício mais imponente é a majestosa catedral, erguida no século 16 a mando do conquistador espanhol Hernán Cortés – é uma das mais antigas do continente americano. Semelhante às catedrais góticas da Espanha, o edifício foi construído, após a conquista do Império Asteca, sobre o Templo Mayor da antiga Tenochtitlán (as ruínas podem ser visitadas no local). Recentemente o complexo reabriu a ponte para pedestres que cruza a zona arqueológica, encurtando a caminhada até a Secretaria de Educação Pública e o antigo colégio de San Idelfonso, que guardam as principais obras dos venerados muralistas Diego Rivera, José Clemente Orozco e David Alfaro Siqueiros.

Museo Nacional de Antropología 

Provavelmente o melhor museu do gênero na América Latina, é a lição de casa mais fundamental para entender o mosaico de culturas pré-hispânicas que formam o país – herança dos quais os mexicanos são profundamente orgulhosos. Organizado de forma didática, guarda objetos belíssimos dos Mayas, Toltecas, Mexicas, povos do Norte e, claro, as peças mais importantes encontradas das escavações de Teotihuacán (as famosas pirâmides ficam a cerda de 50 quilômetros do centro). O museu fica no Parque de Chapultepec, o Ibirapuera da Cidade do México, ideal para descansar um pouco do frenesi da megalópole.
Museu Frida Kahlo, Viveros de Coyoacán 
Jardim da Casa Azul, que abriga o Museu Frida Kahlo
Jardim da Casa Azul, que abriga o Museu Frida Kahlo
A “Casa Azul”, onde a artista mais venerada do México viveu, foi convertida em museu. Além de preservar seus objetos pessoais, o lugar guarda também algumas de suas obras mais importantes, como os quadros Frida y La Cesaria e o retrato de seu pai, Guillermo Kahlo. Um dos destaques é a exposição de vestidos de Frida Kahlo (1907-1954), cujo estilo marcante, inspirado nos trajes tradicionais mexicanos, até hoje exerce influência sobre designers do mundo inteiro. O museu fica no bairro de Coyoacán – Não deixe de visitar o mercado e o parque Viveros de Coyoacán, que tem árvores altíssimas e uma numerosa colônia de esquilos.

Museo Soumaya
Museo Soumaya, ícone contemporâneo da metrópole
Museo Soumaya, ícone contemporâneo da metrópole
O grande ícone contemporâneo da Cidade do México é o edifício coberto de placas de titânio, projetado pelo arquiteto Fernando Romero, genro do magnata Carlos Slim – cuja coleção de arte recheia o interior. Tem obras de Diego Rivera, Monet e Rodin, entre muitos outros. E a visita é grátis!





Fonte: Midia MMT Gapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário