segunda-feira, 4 de julho de 2016

Um roteiro pelo Alentejo, em Portugal


Entre o centro de Portugal e o Algarve está a região do Alentejo, a maior do país. São planícies verdes junto ao Rio Tejo (daí o nome da região), pequenas cidades agradáveis, vinícolas, praias de areia dourada e uma rica história, que data desde antes do Império Romano. O Alentejo possui um vasto patrimônio histórico, cultural e arquitetônico.
Évora 13 - Crédito VictorCarvalho.com.br
Foto por VictorCarvalho.com.br
A cidade de Évora, considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, teve origem na época dos romanos. Comece seu passeio pela Praça do Giraldo, Igreja de Santo Antão e o chafariz de mármore. Évora é uma verdadeira aula de história, pois conserva um Templo Romano, muralhas medievais e uma universidade fundada no século XVI, além de igrejas de diferentes épocas e arquiteturas. Talvez o lugar mais curioso seja a Capela dos Ossos, toda revestida por ossadas.
Monsaraz 6
Foto por Turismo Alentejo
Já Santarém teve grande desenvolvimento na época das Grandes Navegações. Visite as igrejas, conventos e o Núcleo Museológico do Tempo. Na cidade de Beja, conheça a impressionante Torre de Menagem do Castelo, com 40 metros de altura e toda de mármore. Outro incrível cenário, as fortificações da cidade de Elvas são as maiores do tipo no mundo. É uma verdadeira fortaleza defensiva e de estratégia militar, em forma de estrela e que se estende por cerca de 10 km.
Vinhas do Alentejo
Foto por Turismo Alentejo
O Alentejo é considerado uma das melhores regiões vinícolas do mundo, com uma produção de vinhos de alta qualidade. Os vinhos brancos são aromáticos e frescos, enquanto que os tintos são intensos e encorpados. Conheça as vinícolas e adegas da região ao percorrer a Rota dos Vinhos. Você pode começar o passeio na Sala de Provas da Rota dos Vinhos do Alentejo, em Évora. No final do verão, acontecem festas das vindimas em algumas localidades.
Porto Covo - Sines - Crédito VictorCarvalho.com.br
Foto por VictorCarvalho.com.br

De Troia a Sines, o litoral alentejano é dominado por escarpas e pequenas praias, muitas das quais são ideais para o surfe. É possível percorrer a região costeira em uma trilha de pedestres, chamada de Rota Vicentina, com 340 km de extensão.

Fonte: Qual Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário