segunda-feira, 7 de março de 2016

Japaratinga: paraíso encados de Alagoas


Antiga colônia de pescadores, Japaratinga é vista, hoje, como um dos paraísos mais bem preservados de Alagoas. Distante 121 km de Maceió, tem aproximadamente 8 mil habitantes. O município deve suas origens a uma colônia de pescadores cujo desenvolvimento foi a partir do século 19 com o início do ciclo do coco.
Foto via Flickr guilherme jofili
Foto via Flickr guilherme jofili
Até 1960, Japaratinga  pertencia a Maragogi, e hoje, é um importante pólo turístico, dotada de excelente infraestrutura com  restaurantes,  hotéis e  pousadas de charme, que  fazem o diferencial na qualidade dos serviços. A beleza exótica das fazendas de coqueiros pode ser admirada por passeios a cavalos, e contemplada nos passeios de barcos pelos rios e riachos.
A cidade tem construções do século 18. Um exemplo é a Igreja Matriz, de arquitetura holandesa, que mantém suas características originais. O artesanato típico do lugar é confeccionado com  a palha do coqueiro.
Com 15 quilômetros de praias, Japaratinga tem uma atmosfera paradisíaca que encanta. Sua divisão se dá em 5 praias. A primeira, que dá nome a cidade, é onde se encontra estrutura de bares e restaurantes, além de hotéis e pousadas. Além de suas águas mansas e mornas, abriga a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, construída pelos holandeses há mais de 300 anos.
Saindo da cidade para as outras praias, passa-se por belas falésias e chega-se a Praia de Bitingui, com suas casas de veraneio e águas mansas. Nas águas tranquilas do lugar, é possível relaxar completamente.
Foto via Flickr Otávio Nogueira
Foto via Flickr Otávio Nogueira
Já a praias de Barreiras do Boqueirão é a mais movimentada da região, com fontes de água doce, casinhas rústicas e quiosques que servem peixe frito. Ao contrário da praia do Boqueirão, que é mais deserta, e chama a atenção por seus densos coqueirais.

Como chegar
Desde Maceió de carro pela AL-101, ou entrando na AL-435 depois de passar pela usina Santo Antônio utilizando a Rota Ecológica até Porto de Pedras e atravessando o Rio Manguaba de balsa.

Fonte: Qual Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário