segunda-feira, 7 de março de 2016

Jalapão: um SHOW da natureza no coração do Brasil


O acesso é complicado, o calor é forte e não há sinal de celular. Mas o esforço vale à pena! A maioria das estradas da região não é asfaltada e usar um veículo com tração 4×4 é recomendável para circular por lá. Localizado no Estado de Tocantins, na divisa com a Bahia, Maranhão e Piauí, o Jalapão é um conjunto de cinco áreas de conservação, incluindo um parque estadual com mais de 34 mil Km² – área maior que os estados de Sergipe e Alagoas. O cenário é exuberante e repleto de cachoeiras de águas cristalinas, piscinas naturais, chapadões, formações rochosas, serras com clima de savana e dunas alaranjadas de até 40 metros de altura aos pés da Serra do Espírito Santo. Seus imponentes chapadões de arenito alcançam até mil metros de altura.
Foto por MARCELO85PHOTO via WIKIMEDIA COMMONS
Foto por MARCELO85PHOTO via WIKIMEDIA COMMONS
Conhecido como o deserto brasileiro, o Jalapão tem a menor densidade demográfica do país com apenas 0,8 habitante por km². Distante cerca de 190 km de Palmas, a capital tocantinense, engloba oito municípios, sendo os principais Ponte Alta do Tocantins e Mateiros. Os principais atrativos turísticos estão em Ponte Alta, que é considerada a porta de entrada.
Apreciadores do ecoturismo e dos esportes na natureza encontram atividades durante todo o ano, inclusive no período de chuvas. A região é ideal para a prática de canoagem, rapel, boia-cross, acquaride (descida de bruços em uma boia) e trilhas a pé ou de bike. Quem gosta de rafting não irá se arrepender de descer as corredeiras do Rio Novo. A melhor época para a atividade é de maio a setembro, período de seca no Tocantins. Há duas opções. Uma rápida – escolhida pela maioria dos turistas – com apenas 6 km em três horas de descida. E a de longo percurso – ideal para os aventureiros – com até quatro dias, passando por cachoeiras de nível alto de dificuldades e parando nas prainhas de areia branca e fina que se formam nas margens do rio. O Rio Novo chama a atenção pela cristalinidade das águas e também pela natureza selvagem que o envolve.
A cidade de Ponte Alta do Tocantins abriga muitas cachoeiras. As mais concorridas são as da Fumaça, com duas grandes quedas e um poço verde-esmeralda; a da Talha do Brejo do Boi, com 38 metros de altura; e a do Soninho, com uma piscina que convida para banhos.
Foto via JALAPAO.TO.GOV.BR
Foto via JALAPAO.TO.GOV.BR
Entre os atrativos mais procurados no Jalapão estão as cachoeiras da Velha e do Formiga, as dunas, os povoados do Mumbuca e Prata, a Serra do Espirito Santo e os fervedouros.
Como chegar 
As principais companhias aéreas nacionais têm voos para Palmas. Partindo da capital do Tocantins são cerca de 190 km, sendo 64 km através da rodovia TO-050 até Porto Nacional, depois, mais 116 km pela TO-255 até Ponte Alta do Tocantins, que é considerada a porta de entrada do Jalapão. Outra opção é utilizar a rodovia TO-020 a partir de Palmas, sentido Norte por 108 km até Novo Acordo.
Onde ficar
Há pousadas em Ponte Alta e Mateiros. Simples, elas oferecem cama, ducha e café da manhã.  Outra opção é o Safari Camp da Korubo com tendas montadas às margens do Rio Novo.

Fonte: Qual Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário