quinta-feira, 14 de maio de 2015

Arraial d’Ajuda ou Trancoso?



Os dois vilarejos estão entre os destinos mais cobiçados do Sul da Bahia. Com fácil acesso de carro a partir do aeroporto de Porto Seguro, Arraial d’Ajuda e Trancoso foram redutos hippies nos anos 70 e 80 e, pouco a pouco, ganharam pousadas de charme, hotéis de luxo e restaurantes incrementados. 

Arraial foi a primeira da dupla a ficar famosa e, hoje em dia, é um dos lugares mais fervidos do litoral brasileiro no verão, com barracas de praia enormes e noites que não têm fim.

Trancoso, suprassumo do estilo hippie-chic, também é um destino para badalar. Mas, dos hotéis às baladas, tudo aqui tem um jeitinho mais intimista. Celebridades e jetsetters (inclusive internacionais) costumam circular por suas praias, enquanto os habituês fazem de conta que não estão nem aí pra isso.

Arraial ou Trancoso? Veja qual mais combina com você.

Hospedagem

Arraial d’Ajuda é um tanto mais democrática do que Trancoso em termos de hospedagem, com hotéis e pousadinhas em várias categorias de preço. Mas seu maior destaque é o Arraial d’Ajuda Eco Resort, ideal para quem viaja com crianças e adolescentes, uma vez que os hóspedes têm livre acesso ao Arraial D’Ajuda Eco Parque. Fica bem no ponto de encontro entre o mar e o rio Rio Buranhém, e está equipado com piscinas, academia, centro de ioga e spa. Para adultos, uma boa pedida é o hotel boutique Maitei, que só aceita maiores de 12 anos.

Trancoso tem entre seus trunfos uma unidade do Club Med, sob medida para quem viaja em família. Oferece uma lista enorme de atividades e fica a 20 minutos do centro do vilarejo. No entanto, o forte de Trancoso são as suas pousadas de luxo, com poucos quartos e serviço de hotel cinco estrelas. Alguns bons exemplos são a Uxua e a Estrela D’Água.

Atrações
Além de praias de areia fofa escoltadas por falésias, Arraial tem o Arraial d’Ajuda Eco Parque, um parque aquático com piscinas de ondas, correnteza, arvorismo, tirolesa e um calendário animadíssimo de shows e eventos. No vilarejo, um dos pontos de encontro é o Beco das Cores, uma pequena rua de paralelepípedos que ferve com seus bares, restaurantes e lojinhas.

Em Trancoso, o lugar onde tudo acontece é o famoso Quadrado (oficialmente Praça São João). No alto da falésia, o grande gramado é cercado por casinhas coloridas que já foram moradias de pescadores, e coroado com a fofíssima igreja de São João. É o endereço de pousadas badaladas, restaurantes, lojinhas e ateliês. De noite, à luz das velas nas mesinhas dos restaurantes, o Quadrado é um charme só.

Gastronomia
Hoje em dia, as refeições no sul da Bahia vão muito além da moqueca. Em Arraial d’Ajuda a boa mesa passa por restaurantes como o italiano Don Fabrizio e o ótimo Morena Flor, que serve receitas baianas com um twist moderno.

Trancoso também tem ótimos restaurantes, a exemplo do português El Gordo e do superfamoso Capim Santo, da chef Morena Leite.

Passeios

Tanto em Trancoso como em Arraial d’Ajuda o cardápio de passeios inclui visita às praias ao sul (Espelho, Curuípe e Caraíva) e às atrações históricas de Porto Seguro, marco do descobrimento do Brasil.

Fonte: Midia MMTGapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário