terça-feira, 3 de março de 2015

Lima ou Cidade do México?



A Cidade do México é uma das maiores megalópoles do mundo, com cerca de 20 milhões de habitantes em sua área metropolitana. É também uma das capitais mais altas do mundo, a 2250 metros de altitude e no coração do país. Já Lima, com seus 9 milhões de habitantes, é a capital peruana à beira do Oceano Pacífico. Ambas estão entre as cidades mais vibrantes e culturalmente ricas da América Latina, recheadas de restaurantes mundialmente gabaritados, museus que revelam a cultura pré-colombiana de seus respectivos países, entre outras atrações deliciosas.

Selecionamos o que cada uma tem de melhor para te ajudar a decidir seu próximo destino.

O impressionante edifício do Museo Soumaya

Em Lima, a arte contemporânea acaba de ganhar força com a inauguração do Museo de Arte Contemporáneo (MAC). Aberto em 2013, ele tem foco nos artistas latino-americanos. Também vale a pena ver o Museu de Arte de Lima (MALI), que cobre mais de 3 mil anos da história da arte peruana, desde o período pré-colombiano até os dias de hoje.

Na Cidade do México, um dos destaques é o extravagante Museo Soumaya, que reúne parte da coleção pessoal do magnata Carlos Slim. Dentro de um edifício metálico curvilíneo assinado pelo arquiteto Fernando Romero (genro de Slim) e avaliado em US$ 800 milhões, estão obras de Rodin, Van Gogh, Miró, Dalí, Diego Rivera, entre muitos outros gênios. Alguns dos mais impressionantes murais de Diego Rivera, entre outros artistas renomados, estão na Secretaría de Educación Pública (na Calle República de Brasil, 31). Mas o museu mais amado da capital é o da Casa Azul, onde nasceu, viveu e morreu Frida Kahlo. A casa, no bairro de Coyoacán, foi transformada num santuário para os adoradores de Frida: ali estão expostos objetos pessoais e algumas de suas obras. Emocionante.

Lima é o QG de Gastón Acurio, um dos chefs mais celebrados e respeitados do mundo atualmente. Ainda que ele tenha se afastado dos fogões recentemente (para dedicar-se a pesquisa e educação), seu legado está vivo em seu Astrid Y Gastón, pelas mãos do chef Diego Muñoz. O restaurante é considerado o terceiro melhor da América Latina no ranking 2014 da revista inglesa Restaurant (o mais respeitado atualmente), depois do Central, também em Lima, que tem à frente a dupla de jovens chefs Virgilio Martinez e Pía León. Para completar o trio de templos da alta cozinha na cidade, reserve sua mesa no ótimo nikkei Maido, onde o chef Mitsuharu Tsumura mistura elementos japoneses e peruanos.

Gôndolas típicas na Cidade do México

Na Cidade do México, o restaurante mais badalado é o Pujol, pilotado pelo chef Jorge Vivanco. Também são espetaculares o Biko, um mexicano com influência espanhola, e o Quintonil, que faz uma reinterpretação contemporânea da cozinha tradicional mexicana.


Ruínas milenares

Em pleno bairro de Miraflores, um dos mais bacanas de Lima, o complexo de ruínas de Huaca Pucllana é um colosso de 150 mil metros quadrados. Acredita-se que ele foi um lugar sagrado, palco de rituais dos povos pré-colombianos que viveram em Lima. O edifício mais impressionante é uma pirâmide de 23 metros de altura. A 40 quilômetros da capital, vale visitar também a antiga cidade de Pachacámac, cujas origens rementem ao século 3. Os edifícios do período inca, do século 15, são os mais bem conservados.

As ruínas de Huaca Pucllana, em pleno Miraflores limenho

Bem ao lado da Catedral Metropolitana da Cidade do México estão as ruínas do Templo Mayor, erguido pelos astecas no lugar que acreditavam ser o centro do universo. Mas o mais impressionante legado das culturas ancestrais mexicanas está a 50 quilômetros da capital, onde fica Teotihuacán. A cidade asteca foi fundada por volta do século 2 a.C e chegou a abrigar 200 mil pessoas. A Pirâmide da Lua, com 44 metros de altura, a Pirâmide do Sol e pirâmide de Quetzalcoatl são suas principais atrações.


Museus históricos
Em Lima, o Museo Nacional de Antropología, Arqueología e Historia del Perú é o melhor lugar da cidade para mergulhar na riquíssima história peruana. O edifício centenário guarda objetos que ilustram desde a pré-história até a época inca. O acervo reúne peças de cerâmica, objetos de metal, achados arqueológicos e até crânios e múmias encontrados em escavações.

Outra instituição imperdível é o Museo Metropolitano de Lima , focado na história da capital. Milhares de anos da linha do tempo limenha são ilustrados numa exposição audiovisual com projeções de imagens 3D e 4D.

Já na Cidade do México, o museu imprescindível é o Museo Nacional de Antropología, que guarda a mais importante coleção de obras de arte e objetos pré-hispânicos do país: maias, astecas e outras civilizações estão representadas. Tem uma lojinha com os suvenires mais bacanas pra levar pra casa.

Fonte: midiammtgapnet

Nenhum comentário:

Postar um comentário