quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Valle Nevado ou Bariloche?




O inverno vem aí e, com ele, a vontade de ver neve e esquiar. Em seguida, uma dúvida comum: Chile ou Argentina? Valle Nevado ou Bariloche? Os dois destinos têm montanhas branquinhas a partir de fim de junho (garantido mesmo, a partir de julho) e são ideais para curtir o frio, brincar na neve, aprender a esquiar ou aperfeiçoar as manobras no esporte. A primeira e principal diferença entre os dois é que Bariloche é uma cidade com uma grande estação de esqui – o Cerro Catedral –, enquanto Valle Nevado é um resort de esqui no meio da Cordilheira dos Andes, sem centro urbano por perto. Quem vai a Valle Nevado tem como principal objetivo esquiar; quem escolhe Bariloche pode estar tão interessado nos passeios e atrações da cidade quanto no esporte. A paisagem também muda: de cima dos cerros em Bariloche avistam-se os outros picos e o belo lago Nahuel Huapi, enquanto em Valle Nevado o horizonte é preenchido pelo mar de montanhas escarpadas perfeitamente brancas. Confira o comparativo a seguir para escolher o seu preferido.

Esqui



Em Valle Nevado, são pouco mais de 41 pistas. E ainda se pode ir de lá para El Colorado e La Parva, duas estações vizinhas, sem tirar os esquis dos pés. Para a temporada 2012, o resort abriu duas novas áreas voltadas aos iniciantes – uma delas especial para crianças. Esquiadores mais experientes não ficam na mão: mais de 50% das pistas são classificadas como vermelhas (para praticantes avançados) e pretas (para especialistas). Há ainda um “parque” com obstáculos e pistas reservadas à prática de snowboard. Bariloche tem 53 pistas e ganha em número de opções para quem está apenas começando no esporte. Além das várias áreas para principiantes no Cerro Catedral, ainda é possível brincar na neve no Cerro Otto, montanha menor e com pistinhas para deslizar sentado em uma pranchinha ou a bordo de um trenó.


Hospedagem


Em Bariloche, como em toda cidade, há opções de hotéis em todas as faixas de conforto e de preço. Há alguns hotéis na base do Cerro Catedral, e muitas opções no centro, entre as calles Mitre e Moreno, onde se concentra o burburinho. Mas os hotéis mais confortáveis ficam à beira do lago Nahuel Uapi, ao longo da avenida Bustillo: o Llao Llao, ícone da cidade, com um campo de golfe lindo e localização especialíssima, no meio de dois lagos, e o mais recente Pestana Ski & Golf Resort. São três os hotéis do resort de esqui chileno: o Hotel Valle Nevado, reformado em 2010, é o mais luxuoso, e tem acesso direto às pistas de esqui (o chamado ski-in/ski-out). Muito confortável, o Puerta Del Sol é o padrão intermediário. Fica a apenas 50 metros das pistas e tem as melhores vistas do complexo, desde as varandas dos quartos mais altos. As acomodações mais econômicas estão no Tres Puntas, o preferido da moçada, com quartos com beliches e outros com cama de casal.


Arredores


Em Bariloche, a charmosa Villa La Angostura é ideal para um bate-volta: a cidadezinha do outro lado do Lago Nahuel Huapi está cheia de cafés charmosos, lojas que vendem malhas e peças de tear, além de restaurantes simpáticos. Imperdível é pegar o teleférico até o topo do Cerro Bayo, uma estação de esqui pequenina, para ter uma linda vista do lago. Outra opção saindo de Bariloche é fazer a travessia de um braço estreito do lago até Puerto Blest, onde você vai navegando entre montanhas muito íngremes bem perto do barco. No horizonte, picos nevados imensos – o maior deles, o Cerro Tronador, com 3491 metros, marca a fronteira entre Argentina e Chile. O passeio dura um dia e é um aperitivo do roteiro de travessia completa dos Lagos Andinos, que cruza a Cordilheira para o lado chileno até Puerto Varas. Já em Valle Nevado, pode-se investir energia em caminhadas pela Cordilheira dos Andes (com botas para neve em vez de esquis). Também é possível fazer heliski, a modalidade de esqui fora de pista em que um helicóptero o leva até os rincões mais selvagens da cordilheira. Uma vantagem de Valle Nevado é estar a um par de horas, por estrada, de Santiago, e o ideal é combinar os dois destinos na mesma viagem.


Noite


No resort chileno, a turma dos músculos cansados começa a relaxar na hot tub, uma piscina de água quente compartilhada pelos hóspedes do resort. Depois, a pedida é esticar a noite na danceteria ou em um dos bares do complexo que lotam na alta temporada. O centro esportivo e de jogos também foi reformado e ganhou novas rampas de skate e muro de escalada: boa pedida para a criançada. O centro de Bariloche é quase sempre fervido – ainda mais na alta temporada de inverno, entre junho e agosto – com bons restaurantes italianos e argentinos, casas de chá, lojas de chocolates e de lembrancinhas. O restaurante Família Weiss, por exemplo, é o ponto de encontro das famílias em férias, com um amplo salão e cardápio supervariado – prove a tábua de embutidos defumados. Para os mais animados, não faltam boates e pubs para curtir a noite. Basta circular pela Calle Mitre que os flyers dos lugares da moda vão aparecer na sua mão.


Fonte: Midia MMT Gapnet

2 comentários:

  1. Adorei o Post, certamente as informações aqui postadas serão de grande importância para minha viagem do meio do ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Eduardo!!
      Que bom que gostou do Post, se precisar de qualquer informação adicional ou mesmo fechar os pacotes, entre em contato conosco.
      Tenha uma excelente quarta-feira =)

      Excluir