domingo, 25 de janeiro de 2015

Istambul: onde Ocidente e Oriente se encontram

Não importa o quanto você conheça do mundo: Istambul vai lhe impressionar. Isso faz sentido, uma vez que a principal cidade da Turquia é nada menos que a antiga Constantinopla, com seus quase dois mil anos de história. Mas é preciso chegar às margens do Estreito do Bósforo, que corta Istambul, para atestar geograficamente o porquê de ela ter sido protagonista de tantos episódios históricos. Trata-se da única cidade do mundo com um pé na Europa e o outro na Ásia. O que é literal pode ser metafórico também: Istambul fica todo tempo neste limiar entre Oriente e Europa, entre a tradição e os novos ventos.

Istambul tem alma, movimento e se reinventa ao longo dos séculos. A cidade começou como Bizâncio, assentamento grego estrategicamente posicionado na união entre o Mar Negro e Mediterrâneo, possibilitando rotas comerciais entre Ásia e a Europa e adentrando o continente em um braço de águas calmas e profundas, conhecido como Chifre de Ouro. 

Hoje Istambul mantém as belezas que lhe deram fama ao longo dos séculos e vive uma efervescência cultural, graças à juventude rica que estudou nas mais cosmopolitas cidades europeias e trouxe de volta para casa um estilo descolado de viver a vida. A cidade surpreende pela quantidade de restaurantes ultramodernos, clubes noturnos bacanas, lojas de design e galerias de arte. 


CULTURA

  • Mesquita Azul
Marcelo Negromonte/UOL
Finíssimo exemplo de arquitetura islâmica, ela foi encomendada pelo sultão Ahmet I em 1603 e levou quase 15 anos para ficar pronta. As tumbas dele e de sua família estão ali. Na época, a construção deu o que falar por seus seis minaretes (configuração só permitida à Mesquita de Maomé, em Meca). O pátio interno é enorme e revestido de azulejos, o que lhe dá a cor azulada que lhe rendeu o apelido.


  • Palácio Topkaki
Marcelo Negromonte/UOL

Não há melhor lugar para entender como era a vida de um sultão que o interior deste complexo palacial, de onde o Império Otomano foi administrado por três séculos. Reserve meio dia para uma visita. O mais curioso é o harém, que concentrou as mulheres palacianas de 1540 até o começo do século 20. Além delas, ali só circulavam príncipes e guardas eunucos. Um dos sultões, Murat III, teve nada menos que 103 filhos com dezenas de mulheres. Dentro do complexo há ainda o Museu Arqueológico, a Sala dos Tesouros e a Igreja de Haghia Irene.


COMPRAS

  • Spice Bazaar

Marcelo Negromonte/UOL
Também conhecido como Bazar Egípicio ou Bazar das Especiarias, é compacto e altamente perfumado. O nome vem da época que um carregamento imenso de temperos chegava uma vez por ano vindo do Cairo. São cerca de 90 lojas em uma só galeria. Além dos temperos, há café, chás, castanhas, queijos.

ONDE SE HOSPEDAR

Classificação: Luxo

  • Neorion Hotel

  • Hilton Istanbul Bomonti Hotel & Conference Center

  • Premist Hotel


Classificação: Custo x Benefício


  • Hotel Amira Istanbul

  • Yasmak Sultan Hotel

  • Sultan Tughra Hotel


Fonte: Trip Advisor | UOL Viagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário